Nakata Automotiva investe em Analytics

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição com linhas de produtos para suspensão, direção, freios, transmissão e motor, otimizou o sistema de controle de mercadorias no último ano com o Qlik Sense, solução de análise de dados self-service da Qlik. Em busca de uma ferramenta de BI que os apoiasse, principalmente em sua área comercial, a companhia adotou o software no final de 2015, com o apoio da Toccato Tecnologia, e, desde então, colhe os frutos dessa decisão estratégica.

Com o uso do Qlik Sense, a equipe comercial da empresa obteve atualização de informações estratégicas das vendas diariamente em todo o Brasil. “Em um mercado com constante aumento da diversificada frota circulante de veículos, as análises em tempo real das vendas são importantes indicadores para atender a demanda de forma mais ágil”, comenta Cleber Rodrigues, gerente de TI da Nakata. “A precisão das informações garantiu mais efetividade no controle do estoque das linhas de produtos.”

Outra vantagem direta foi na atividade do time responsável pelas análises, que hoje está focado em avaliações mais estratégicas que permitem definir quais produtos serão fabricados com base na demanda das vendas. “Isso gera estoques menores, mais precisos e com maior rotatividade”, conta Rodrigues. “Descobrimos, nessa experiência, que o Qlik Sense é mais do que um BI. Ele traz flexibilidade, rapidez, alta disponibilidade, além de ter uma excelente usabilidade.”

Um dos grandes diferenciais do uso do Qlik Sense pela Nakata diz respeito à governança dos dados. “A solução é muito simples de usar, mesmo para pessoas sem conhecimentos técnicos. Basta escolher os dados e cruzamentos, e os dashboards são desenvolvidos automaticamente. Por conta disso, é essencial garantir que todos os números estejam corretos e que toda a companhia utilize os mesmos parâmetros”, explica Eduardo Kfouri, VP da Qlik para América Latina. “O Qlik Sense permite que a TI da Nakata mantenha os dados aprovados pré-carregados em uma coluna lateral. Com as informações disponíveis para todos, cabe a cada colaborador cruzá-las e realizar suas próprias descobertas sem medo de números incorretos.”

A companhia implementou o software de análise de dados com a consultoria da Toccato, que também foi responsável pela definição de indicadores-chave e treinamento do time de suporte. “Nossa área de serviços desenvolveu um plano de implementação da ferramenta área a área, mas sempre com visão corporativa e alinhado ao negócio da Nakata”, diz Leonardo Farah, CEO da Toccato. “A ideia é que cada setor tenha acesso às informações e trabalhe com elas para melhorar o desempenho da organização como um todo.”

Planos para o futuro

Devido à experiência bem-sucedida, além da área comercial, já em operação, o Qlik Sense está em fase de implantação em Produtos, Controladoria e Financeiro. Além disso, outros setores, como o de Recursos Humanos, estão nos planos da empresa. No total, serão 18 módulos de implementação do Qlik Sense na Nakata, que hoje se encontra na fase seis. “Sem dúvida, teremos bons resultados, como já alcançamos em vendas”, aponta o gerente.

Fonte: http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24553&sid=6

Deixe um comentário