Setor varejista se fortalece com Business Intelligence

A complexidade do setor varejista e sua intensa transação de informações demanda o apoio da tecnologia, visando a integração e uma análise de dados assertiva e ágil. Frente a essa realidade, a solução encontrada pela Cencosud Brasil foi investir no Business Intelligence. Com presença em 8 estados brasileiros – Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe, e um escritório em São Paulo –, conta com mais de 220 lojas e cerca de 27 mil colaboradores em suas cinco bandeiras: GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Bretas e Prezunic.

Com números expressivos, o Cencosud Brasil apostou na solução QlikView que permitiu usar o BI de forma integrada ao SAP usado pelas bandeiras da companhia para amadurecer suas operações administrativas. A plataforma foi adotada por meio da consultoria Falqon – Inteligência Emrpesarial, Gold Sollution Provider e canal da Toccato, distribuidora dos produtos Qlik do Brasil e única com o título Elite Master Reseller.

O QlikView fornece uma rápida análise de dados da organização, com a geração de panéis e relatórios personalizados que permitem a visualização de necessidades e processos da empresa. “O QlikView é um facilitador para o Cencosud Brasil, pois ao interagir com fontes distintas permite integrar e consolidar informações de gestão”, comenta José Giraldo, gerente de Business Intelligence do Cencosud Brasil. A solução começou a ser implementada e entre as ferramentas utilizadas estão também o NPrinting, plataforma de criação e envio de relatórios. “Além da diminuição do esforço da equipe, que antes tinha que exportar e reunir dados manualmente para a confecção de relatórios, a solução também nos deu acesso às informações de forma assertiva, o que é essencial para a tomada de decisão”, avalia Giraldo.

“O investimento na plataforma Qlik traz benefícios reais para os negócios devido à agilidade e facilidade na geração de informações e consequentemente nos resultados. Hoje temos inúmeros cases de sucesso com Qlik em clientes usuários ERP SAP, o que nos destaca em relação ao nível de especialização e disponibilidade de conectores para este sistema”, aponta Leonardo Farah, CEO da Toccato. A Cencosud Brasil conta com a solução QlikView em diversas áreas do negócio a exemplo de Estratégia Comercial, Pricing, Serviços Financeiro - com o Cartão Cencosud -, Fidelidade, Perini, Recursos Humanos, entre outras.
Sobre a Toccato
A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Hoje é uma das mais importantes distribuidoras Qlik do mundo e a única Elite Master Reseller da empresa no Brasil. Com mais de 800 clientes e 70 colaboradores, a companhia atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua ampla rede de canais, que contempla 80 parceiros. A organização está sediada em Florianópolis, com unidades próprias nas principais capitais do País.

Sobre a Qlik
Fundada em 1993, em Lund na Suécia, a empresa é líder mundial na nova geração de soluções de BI, Business Discovery, tendo o maior crescimento em números segundo o estudo do IDC. Conta com mais de 40.000 clientes no mundo em mais de 100 países, mais de 1.700 parceiros e mais de 700.000 usuários.

Sobre a Falqon
Empresa de atuação nacional e com operações em Salvador e São Paulo, a Falqon é composta por uma equipe dinâmica, altamente qualificada e profunda conhecedora das melhores técnicas em estratégia, gestão e Tecnologia da Informação aplicada à plataforma Qlik

Fonte: http://www.maxpress.com.br/Conteudo/1,880707,Setor_varejista_se_fortalece_com_Business_Intelligence,880707,2.htm

 

Deixe um comentário