Le biscuit contrata Falqon implementa analytics e acelera transformação digital

A Le biscuit, rede pioneira na categoria de General Merchandising (Varejo de Variedades), vem dando passos importantes no processo de transformação digital e em março de 2021 concluiu a 2ª onda do seu programa de Retail Analytics, tornando-se cada vez mais uma companhia Data Driven.


Fachada Le Biscuit

A Le biscuit escolheu a Retailtech Falqon em 2019 para conduzir a implementação da plataforma Qlik Sense e, desde então, os processos de apuração dos resultados e de tomada de decisões evoluíram sensivelmente.


“Os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 exigiram que a companhia avançasse em termos logísticos e tecnológicos de forma emergencial e o uso dos dados através de aplicações analíticas intuitivas e performáticas foram fundamentais nesse processo” (Igor Albuquerque, Diretor de Planejamento Comercial).


Transformar-se em uma empresa orientada por dados é um desafio que exige esforço de todas as equipes da companhia e com a Le biscuit não foi diferente. O Gerente de Sistemas Mário Sales destaca “Foi fundamental o respaldo que todas as lideranças deram ao projeto de implementação logo na 1ª Onda do BI (Business Intelligence) e o envolvimento de usuários chave foi fundamental para o sucesso do projeto e evolução dessa iniciativa. Que desde a primeira entrega já transformou o modo como as lideranças lidavam com os dados.

O trabalho conduzido pela Falqon permeou uma vasta gama de indicadores estratégicos, táticos e operacionais. “números que até então demandavam tempo e um grande esforço para consolidar agora são acessados com uma velocidade incrível e é possível abranger da menor granulidade até o mais alto nível da nossa estrutura mercadológica, permitindo assim análises mais assertivas e ágeis e melhores decisões no dia a dia”, complementa o Gerente de Planejamento Comercial, Tiago do Carmo.


A Le biscuit utiliza uma serie de ferramentas no seu cotidiano, contudo grande parte das informações estão presentes no seu ERP. Para tanto, “foi fundamental contarmos com a Falqon dada a experiência anterior na montagem de arquiteturas de dados para grandes e médios varejistas. E graças ao sucesso do BI na companhia, hoje é possível perseguirmos as metas de vendas com uma inteligência comercial (Retail Analytics) de ponta”, explica o Gerente de Sistemas Corporativos, Wallace Pimenta.


Os projetos foram desenvolvidos seguindo as melhores práticas em Data Analytics e por trás de aplicações como “BI Comercial”, “Flash de Vendas”, “BI Comercial Estoque” e “BI E-commerce” o time de TI junto com a Falqon construíram uma sólida camada de dados fruto de um trabalho que tem como meta acelerar as vendas e a transformação digital através dos dados.


A Le biscuit tem em seu DNA o pioneirismo e a incansável busca por resultados e nos últimos meses essas tônica tem se reforçado a cada dia. O lockdown em 2020 e a necessidade de fechamento repentino de quase que 100% das lojas, fez com que a companhia antecipasse o lançamento do seu E-commerce para que o faturamento fosse retomado através das vendas online. Como se isso não fosse o bastante, a Le biscuit novamente recorreu à Falqon e já no 1º trimestre de 2021 o BI E-commerce já era uma realidade.


Nosso compromisso vai além da implementação de Painéis para tomada de Decisão. Graças à nossa experiência de mais de 8 anos em Retail Analytics com clientes varejistas, conseguimos propor melhorias nos processos de planejamento e gestão analítica com base nas metas e na estratégia das empresas, explica o Founder e CEO da Falqon, Félix Muniz.


A Falqon é uma startup fundada na Bahia e implantou mais de 150 projetos em 09 anos de história no mundo Big Data & Analytics. “Em 2015 me tornei sócio da Falqon e desde então liderei os principais projetos da nossa startup, sendo que sua maioria em médias e grandes redes do segmento varejista. Sabemos que temos muito valor ainda a agregar na Le biscuit e não estamos sozinhos nessa empreitada. Fazemos parte do ecossistema Toccato (Master Resseler Qlik no Brasil) e somos parceiro da Theobald Software no Brasil para fins de conectividade com bases SAP e Microsoft, destaca José Paulo Pinheiro, CTO da Falqon.


Como dito, desde maio do ano passado que o comércio eletrônico brasileiro conta com a participação da Le biscuit, graças a um investimento de mais de R$ 25 milhões para abertura de seu e-commerce. “O lançamento do e-commerce em 2020 foi um grande marco em nossa história e conseguimos atingir qualquer parte do Brasil. Agora em 2021 temos metas ainda arrojadas e o uso do Analytics nos permite oferecer aos nossos clientes uma experiência personalizada e única em nossos canais, disse David Lee, CEO da Le biscuit.


Com 141 lojas, espalhadas por 14 estados do país, a Le biscuit foi criada, em 1968 e possui mais de 2 mil funcionários. A Le biscuit vende todo tipo de produto: papelaria, artigos para festa, itens para higiene e beleza, brinquedos, eletrodomésticos e até alimentos.


Curtiu esse post? Se sim, curte, comente e compartilhe!

#falqon #retailanalytics #novovarejo