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Foto do escritorFelix Muniz

7 passos para implementar Analytics na sua empresa

Conheça os principais passos para implementar o Sales & Marketing Analytics na sua empresa e descubra quais são os cuidados necessários.

Se você deseja crescer e escalar as suas vendas, certamente precisa implementar o Sales & Marketing Analytics na sua empresa, ou simplesmente Analytics.

Antes de partir para o investimento em marketing, é necessário dedicar um tempo para analisar os perfis dos clientes, as informações que eles consomem e compartilham no dia a dia, as novidades no mercado e até mesmo as ações dos concorrentes.


É com base em dados como esses que as empresas desenvolvem estratégias visando fortalecer a marca, aumentar a visibilidade e melhorar a sua base de clientes, por exemplo.


Se você ainda não conhece os conceitos basilares para tal estratégia, leia também “Marketing Analytics: O que é e por que é importante”.


O Analytics está muito relacionado com o fenômeno do Big Data. Isto é, um crescimento explosivo de dados no ambiente digital. Nos dias de hoje, temos infinitos dados à nossa disposição, uma vez que é possível rastrear quase tudo virtualmente.

Também não podemos esquecer de tecnologias como BI – Inteligência Empresarial (do inglês Business Intelligence), que também são recursos indispensáveis para quem quer tomar melhores decisões.


Por que você deveria implementar o Analytics na sua empresa?


Analytics considera todos os dados importantes para o seu negócio e cria uma relação comum entre eles. Combinando e relacionando os dados de fontes diversas, é possível tomar decisões mais sólidas e precisas dentro da empresa, além de executar programas de forma mais eficiente.

Porém, lembre-se que, para que essa estratégia dê certo, é necessário adotar uma cultura data driven na sua organização. Ou seja, pessoas, processos e sistemas sintonizados num mesmo objetivo de prover decisões e ações fundamentadas em dados e números.


7 passos para implementar Analytics na sua empresa:


Queremos te ajudar a colocar a mão na massa. Vamos ao passo a passo para implementar o Analytics na sua empresa com foco em Sales & Marketing, ou seja, visando ganhos de escala. Acompanhe.


1. Entenda o que sua empresa quer medir

Existem vários aspectos para uma campanha de marketing que é possível medir: leads capturados, taxas de conversão e reconhecimento da marca, entre outros. Entenda o real problema que você está tentando resolver ou o insight que está tentando captar ao iniciar uma análise de dados.


2. Estabeleça uma referência

O que existe por trás de uma campanha sucesso? Ter uma referência ajuda a determinar os tipos de métricas e dados que os profissionais de marketing podem coletar. Por exemplo, se o objetivo da empresa é aumentar o reconhecimento da marca, a referência de sucesso pode ser uma porcentagem maior de fidelidade à marca em um painel de clientes, ao invés de uma impressão ou clique online.


3. Avalie as capacidades da sua empresa

Com o que sua empresa está atuando hoje? Quais são os pontos fracos e fortes? Seja identificando a mídia com maior probabilidade de conversão ou avaliando os resultados das campanhas, entender as capacidades da empresa pode ajudar a fortalecer suas estratégias.


4. Procure recomendações de otimização

Uma vez que os insights são coletados, a capacidade de apresentar recomendações para melhorar os anúncios e campanhas de baixo desempenho é crucial. Por exemplo, os dados podem apresentar que algum consumidor se envolveu com conteúdo de marca apenas à tarde, informando uma mudança de estratégia para veicular a campanha no caminho para a casa do consumidor, ao invés do caminho matinal.


5. Entenda o presente da sua empresa

A empresa está se comunicando corretamente com o público? O que eles pensam e falam sobre a empresa? Será que ela está presente nos canais digitais corretos onde eles estão? Faça essas perguntas dentro da sua empresa para entender melhor como ela está agindo no mercado atualmente.


6. Saiba influenciar o futuro

Esse é um passo muito importante ao realizar uma análise de dados. Sua empresa está conseguindo utilizar o histórico coletado e analisado para influenciar e mudar o futuro da organização?

Quando bem analisadas, as campanhas de marketing podem ir evoluindo cada vez mais, tornando suas decisões mais bem sucedidas.


7. Use ferramentas de Web Analytics

Existem muitas ferramentas de marketing que ajudam bastante a otimizar processos. No entanto, não tem como apostar apenas nesses recursos e confiar que eles realizarão todo o resto do trabalho.


Apenas com profissionais orientados a dados e com uma boa capacidade analítica será possível coletar os melhores dados e entender como eles podem ser aplicados em cada tipo de estratégia. No entanto, com o auxílio de algumas ferramentas é possível direcionar ainda mais esse trabalho. Confira abaixo algumas sugestões:

  • Apache-Superset (Python)

  • Databox

  • Google Analytics

  • Google Data Studio

  • Improvado

  • Klipfolio

  • Microsoft PowerBI

  • Qlik Sense

  • Stract

  • Supermetrics

  • Tableau

  • Zoho Analytics

A escolha da ferramenta vai depender do objetivo da estratégia, que pode ser analisar o comportamento dos consumidores, concorrentes, engajamento em redes sociais, taxas de assertividades e alcance de campanhas, vendas, posição de estoque, dentre outros indicadores.

6 erros que você precisa evitar ao implementar analytics:


Existem alguns erros comuns que você deve evitar ao implementar o Marketing Analytics na sua empresa e abaixo trazemos alguns deles.


1. Desperdício de Tempo

Perda de tempo exagerada ou foco excessivo no processo é um erro bem comum. Isso pode acontecer por diversos motivos:

  • Falta de estratégias claras e bem alinhadas entre as equipes;

  • Excesso de analises feitas de forma manual (relatórios e planilhas excel);

  • Falta de profissionais dedicados à “Frente Analytics” na organização o que gera retrabalhos e avanços tímidos.

2. Falta de documentação dos resultados preliminares obtidos

Não tem como garantir o desempenho de alguma estratégia se não existe nenhum registro dela. Isso inclui dados de performance como também dos objetivos, metas e planos.


3. Monitoramento das métricas erradas

Outro erro bastante comum é monitorar métricas irrelevantes para sua empresa. É necessário mirar nas métricas que realmente causam impacto no seu negócio. São os famosos KPIs – Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Desempenho.


4. Resumir “Frente Analytics” à simples aquisição de ferramentas

O uso das ferramentas se faz importante para automatizar e tornar o processo escalável. Porém, a solução está mais nos recursos humanos combinados às ferramentas tecnológicas.


5. Falta de Governança

Analytics exige governança e disciplina. Lidar com milhares ou milhões de dados e informações de diversas fontes e períodos diferentes requer um modelo de gestão ágil e meritocrático. Mais uma vez reforça-se a importância de pessoas qualificadas e norteadas por planos estratégicos.


6. Ignorar o poder do Data Visualization

Apresentar os resultados de uma campanha aos executivos do negócio, por exemplo, sugere impactos positivos nos fóruns de discussão e comitês estratégicos. Mas, se os dados forem levados apenas como números e tabelas, podem frustrar as expectativas e não passar a mensagem adequada. Dados bem ilustrados em relatórios e aplicações analíticas resumem a importância do Data Viz numa frente de Analytics em qualquer organização.


O que recomendamos que faça após a leitura deste artigo:

Com a ajuda de estratégias de Sales & Marketing Analytics e soluções digitais, é possível alcançar resultados muito bons, usando os dados a favor da organização e aumentando o desempenho das ações e estratégias. E isso se mostra um excelente investimento dados os motivos que elencamos nas linhas acima.

A Falqon - com 10 anos de experiência, mais de 200 projetos e mais de 2 mil experts em Big Data & Analytics impactados por nossas soluções - defende a tese de que empresas de qualquer segmento precisam conhecer seu público e estudar seus comportamentos, histórico de compras, pesquisas realizadas e outros para que desenhem seus produtos e criem suas estratégias visando alta performance.

Se você leu até aqui, acaba de dar o primeiro passo rumo à implementação de uma Frente de Analytics em sua organização. Como segundo passo, que tal assistir a apresentação de um case de sucesso com algum cliente nosso do seu setor?



Por Félix Muniz, CEO - Falqon Especialista em Estratégia e Gestão para Negócios de Tecnologia; Startupeiro e Empreendedor.

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